Projetos desenvolvidos e em desenvolvimento
GLÓRIA DE DOURADOS-MS
2010-12-15
No nosso município são desenvolvidos projetos e programas pela Secretaria de Assistência Social, dentre eles: Programa de erradicação do trabalho infantil, (PETI), instalado na guarda – mirim, onde as crianças e adolescentes participam de várias atividades como: banda, coral, aula de violão, música, xadrez, natação, artesanato em MDF (decopagem), dança e reciclagem, com recurso das três esferas (federal estadual e municipal); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que desenvolve os projetos como: Cinema no Lar e o projeto Violência Contra Mulher, mantido por recursos estadual e federal; Centro de Referência de Assistência Social(CRAS).
E desenvolve projetos e programas como: projeto Fortalecendo a Família (atuando com palestras e cursos de geração e renda); programa passe livre do idoso e do deficiente,Bolsa Família e Centro de Convivência do Idoso, mantido com recurso federal.Casa do artesão e Coral das Glórinhas, mantidos por recurso municipal, Pró-Jovem, projeto em fase de implantação.
Através de entrevista realizada com a Assistente Social do CRAS escolhemos o projeto FORTALECENDO A FAMÍLIA - desenvolvido pelo CRAS, tem como objetivo gerir a introdução de trabalho sócio-educativo junto as famílias beneficiadas pelo programas Bolsa Família, vale-renda e as que são cadastradas no CRAS/PAIF, atendendo assim as famílias em vulnerabilidade social.
São selecionadas as famílias em pequenos grupos, abrangendo as famílias com auto déficit de exclusão social, violação, abusos (todos os que tiveram seus direitos violados). As metodologias executadas são palestras sócio-educativas e cursos de geração e renda, com o objetivo de prevenir, acolher, orientar e encaminhar. Os encontros são realizados uma vez por mês, é escolhido um líder no grupo, que são as mulheres.
As principais ações do projeto são:
Acompanhar e estimular as famílias para o seu desenvolvimento social e pessoal; Identificar e fortalecer as potencialidades das famílias e ampliar o universo cultural, social e informacional disponível; Pode ser Intragrupo (que envolve a constituição do grupo e de cada representante da família) ou Extra grupo (que envolve a extensão territorial e a construção de redes sociais, saúde, educação, etc
Uma das dificuldades na realização do projeto é a falta de participação das famílias referenciadas, que leva os coordenadores do projeto a notificar aquelas famílias á suspensão do benefício se não houver freqüência; outra dificuldade é o espaço físico.
Dentro das famílias selecionadas no projeto, 50%, passaram do processo de capacitação para o processo de geração de renda, aqueles que ainda não estão comercializando, estão fazendo para o seu próprio uso, tendo isto como objetivo alcançado. São famílias que tiveram aumento de sua auto-estima e valorização do seu trabalho.